Os principais patrimônios históricos culturais de Limeira

Estação ferroviária de limeira em 1917


Olá amigos e amigas neste texto gostaria muito de resgatar lembranças da nossa cidade através dos nossos principais patrimônios históricos culturais de Limeira.

 Sabe eu amo a nossa cidade, eu nasci aqui fui criado aqui e tenho orgulho disso. Limeira mora no meu coração.

Os monumentos, as edificações, as obras feitas no passado muitas delas já em desuso e até abandonadas me faz pensar como era isso tudo quando foi construído. Quais eram os anseios e os ideais do povo desta época, será que viviam melhor? Será eram mais felizes?

Não sou tão velho assim nasci em 1985 e infelizmente não tenho meus avós mais vivos. Mas sempre que eu posso e tenho a oportunidade de conversar com pessoas mais velhas que eu tento tirar delas o melhor que consigo de suas historias de vida.

Conversar com pessoas mais velhas e ouvi-las relatado sobre seu passado é uma experiência incrível, faça isso tenho certeza que não vai se arrepender.

Então vamos ao que interessa e conhecer mais sobre os patrimônios da nossa querida Limeira!

Edifício Prada 


Edifício Prada prédio da prefeitura municipal de limeira
Edifício Prada


O edifício Prada que hoje abriga a prefeitura municipal de Limeira foi um a famosa fábrica de chapéus Prada, que hoje é conhecida como Pralana.

O prédio foi erguido em 1937 por Agostinho Prada, italiano nascido na cidade de Madrano na Itália.

O edifício está localizado na Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, 179 no centro da cidade. Por ser o prédio onde esta localizada a prefeitura municipal até bem conservado e a fachada mantém as características originais.

Estação ferroviária


A estação ferroviária de Limeira foi fundada em 1876 e trouxe para Limeira um grande avanço da economia da cidade. A vinda da estação ferroviária para Limeira permitiu que a cidade fosse incluída entre os grandes produtores de café por permitir o escoamento da produção de café para o porto de Santos.

Em 1912 passou por reformas de ampliação na estrutura do prédio. No dia 16/01/2001 foi a data que passou o ultimo trem de passageiros que ia para campinas.

Em 2009 foi feito uma restauração e a prefeitura ganhou posse. Abaixo temos algumas fotos da estação.

Estação ferroviária de limeira em 1917
Estação ferroviária de limeira em 1917

Estação ferroviária de Limeira na atualidade 2020
Estação ferroviária de Limeira na atualidade 2020


A estação está localizada na Praça João Pessoa S/n, no centro da cidade ao lado da rodoviária.

Aqui você pode encontrar alguns relatos de usuários da estação daquela época.

Estação ferroviária do bairro do tatu


Estação ferroviária do bairro do tatu - Limeira -SP
Estação ferroviária do bairro do tatu - Limeira -SP



Outra estação ferroviária porem bem menor é a do bairro do Tatu. Também foi inaugurado em 1876 porem hoje se encontra em estado de abandono.

Gruta da paz


Gruta da paz na praça Toledo Barros em Limeira -SP
Gruta da paz na praça Toledo Barros em Limeira -SP



Foi construída por volta de 1920 na época da primeira guerra mundial como um monumento a paz. De autoria de Ettore Monti retrata um castelo medieval.

Já funcionaram em seu interior entre os anos de 1946 a 1967 um café uma bomboniere e um bar. Reformada em 1990 por fora é construída de pedras e por dentro de tijolos.

Por muito tempo foi palco da Via Sacra encenação da paixão de Cristo.

Palacete Levy


Palacete Levy - Limeira - SP
Palacete Levy - Limeira - SP


O palacete Levy foi a primeira grande casa de Limeira. Curiosamente a obra causou um endividamento de Sebastião Barros e Silva, pois foi feita com os melhores materiais.

Posteriormente foi entregue a empresa J.Levy e depois permaneceu com a família Levy até o ano 1939. Posteriormente o palacete passou por diversos donos até que em 1990 a prefeitura municipal de Limeira o desapropriou visto o grande valor histórico do palacete para a cidade.

O palacete Levy hoje abriga departamentos de projetos culturais e oficinas culturais. Está localizado no Largo da Boa Morte n° 11 no Centro.

Eu vou ficando por aqui e se você quiser que eu fale sobre mais algum lugar histórico da nossa cidade deixe nos comentários.

No site da prefeitura municipal de Limeira também temos mais algumas informações de patrimônios históricos da cidade.

E se bater aquela fome não deixe de pedir um delicioso marmitex em Limeira. Estamos te esperando.



Postar um comentário

0 Comentários